domingo, 3 de julho de 2016

Como aliviar as cólicas do bebê


Em geral, as queixas começam na segunda ou terceira semana de vida do bebê geralmente no final da tarde e cessam por volta do quarto mês, mas no caso do meu filho ele teve com 25 dias de vida e durou só uma semana; mesmo assim fiquei desesperada por não saber o que fazer, pensava: "como ainda não criaram uma intervenção milagrosa pra isso?" É um choro intenso e súbito, que deixa a criança irritada e agitada e a nós também!  Então: Como em toda situação relacionadas ao seu bebê permaneça calmo(a), para passar isso ao bebê.

  1. Dê um banho quentinho mais pro morno.
  2. Faça compressas( aqueça com o ferro de passar uma fralda e ponha sobre a barriguinha dele por cima da roupa mesmo )
  3. Faça massagem na barriguinha em sentido horário( não precisa força, mas é preciso gerar um pressão de leve no intestino) 
  4. Logo após a massagem, faça exercícios: movimente as pernas do bebê, fazendo-o pedalar no ar(de novo,  sem força, mas gerando um pressãozinha)
  5. Junte os joelhos do bebê e flexione as pernas sobre sua barriguinha.
  6. Deixa-lo dormir de bruços sobre sua barriga o ajudará a aliviar as cólicas. É sempre importante acalmar o bebê antes de tudo! 

Lembre-se as cólicas são o resultado de um processo natural do desenvolvimento gastrointestinal do bebê, então acrescentar novos alimentos a dieta do bebê pode piorar a situação: então se o bebê está no leite materno nada de fórmulas, se toma fórmula nada de chás, suquinhos ou fórmulas caseiras para aliviar as cólicas ; medicação só com prescrição médica.
Até esta terça (05/07) postarei o vídeo ensinando a fazer as massagens no meu canal do YouTube: Tatiele Santos Oliveira.
Gostou?  Siga, compartilhe e divulgue! 
Bit beijos! 

O choro de urgência do bebê

É de bom sempre ressaltar que em geral o choro do seu bebê não é algo preocupante, porém deve SEMPRE receber sua atenção.
Mas há também aquele choro de socorro, que é quando algo estar errado com o bebê, o choro é um sinal de alerta quando associado a: 

  1. Febre
  2. Convulsão 
  3. Hipotermia ( queda de temperatura corporal) 
  4. Recusa alimentação 
  5. Irritabilidade 
  6. Gemido 
  7. Diarreia 
  8. Vomito 
  9. Moleira funda(pode ser um dos sinais de desidratação) 
  10. Chiado no peito (muitas vezes acompanhado de tosse seca) 
  11. Uma queda em que o bebê bate a cabeça
  12. Alterações na pele: manchas estranhas, cor: arroxeada, amarela, pálida, etc.

Se o bebê apresentar algum desses sintomas, leve ao pediatra, ele é o profissional qualificado para atender seu bebê.  As febres são a resposta natural do corpo à infecções, e não necessariamente um sinal de alerta. considera-se temperatura entre 37 e 37,5 graus em um bebê que apresenta mal-estar como um estado febril, dê um banho morno, deixe-o com roupas leves, local arejado, deixe-o descansar ; febres baixas geralmente não são graves, porém sempre deve monitorada de perto, a temperatura NÃO PODE continuar subindo e nem ser persistente. Caso o bebê apresente mal estar associado a febre, está meio molhinho consulte o pediatra.
De novo: independente de tudo, permaneça sempre sob orientação pediátrica.
Gostou?  Siga, compartilhe e divulgue!
Bit beijos! 


sexta-feira, 1 de julho de 2016

Meu bebê chora


Qual mãe nunca se desesperou ao ouvir o baby chorar?  As dúvidas do tipo: por que ele está chorando? O que faço?
Acredite há até quem se une ao bebê no choro. Mas sem mais perguntas vamos às respostas.
E para começar a responder precisamos ter um pouco de empatia pelo bebê. Qualquer pessoa prefere estar juntinho de quem ama, a diferença é que a nossa maturidade intelectual nos faz entender que não pode ser assim o tempo inteiro, mas nosso pequeno ainda não possui tal maturidade, e exige ficar o tempo inteiro com aquele que lhe transmite segurança e amor. Até por que é com isso que ele(a) esta habituado, durante toda a gestação a criança fica envolvida em amor, aconchego, recebendo sua alimentação no momento exato, a temperatura, a voz da mamãe, o coração dela, e,  a ausência da gravidade que faz com que ele(a) não sinta quase nenhum peso sobre seu próprio corpo.
 E de repente... nasceu! E agora é preciso viver com uma realidade nova, como novos estímulos, cores, cheiros, sons, lidar com a gravidade que faz com que ele(a) sinta sobre si seu próprio peso... mas ainda há um porto seguro: A mamãe!
Então ponha-se no lugar dele(a) se você estivesse em um lugar novo, totalmente o oposto de tudo o que você conhece; gostaria de estar com alguém com tivesse intimidade? Creio que sim.
Seu filho também! então seja mais compreensível, não queira força-lo a aprender a ficar só,  fomos criados para a comunhão,  ensine com amor.

Gradativamente:


  1. Permaneça calma(o), para transmitir segurança! 
  2. Supra as necessidades do bebê antes que ele precise te pedir, mantenha-o limpo, seco, confortável e alimente seu bebê, assim que ele(a) der sinais de que estar com fome.
  3. Nunca o deixe chorar a ponto de ficar nervoso(a). Atenda-o. Deixar o bebê chorar vai ensina-lo que é através do choro que ele(a) consegue sua atenção.
  4. Ao colocar o baby onde você quer que ele fique brinque um pouco com ele, faça- o se sentir bem,  se ele(a)  chorar, acalme.
  5. Não deixe o bebê permanecer tempo demais a onde você o deixou,  ele não pode se sentir abandonado,  tem que ser agradável e não um castigo.

E lembre todos precisamos nos comunicar e o modo dos nossos pequenos fazer isso é através do choro, então ouça e compreenda. Este artigo tem como pretensão te ajudar a lidar com o choro e não a bani-lo.
No próximo artigo falarei sobre causas patológicas do choro.
Este artigo foi útil?  Comartilhe!
Big beijo!