Qual mãe nunca se desesperou ao ouvir o baby chorar? As dúvidas do tipo: por que ele está chorando? O que faço?
Acredite há até quem se une ao bebê no choro. Mas sem mais perguntas vamos às respostas.
E para começar a responder precisamos ter um pouco de empatia pelo bebê. Qualquer pessoa prefere estar juntinho de quem ama, a diferença é que a nossa maturidade intelectual nos faz entender que não pode ser assim o tempo inteiro, mas nosso pequeno ainda não possui tal maturidade, e exige ficar o tempo inteiro com aquele que lhe transmite segurança e amor. Até por que é com isso que ele(a) esta habituado, durante toda a gestação a criança fica envolvida em amor, aconchego, recebendo sua alimentação no momento exato, a temperatura, a voz da mamãe, o coração dela, e, a ausência da gravidade que faz com que ele(a) não sinta quase nenhum peso sobre seu próprio corpo.
E de repente... nasceu! E agora é preciso viver com uma realidade nova, como novos estímulos, cores, cheiros, sons, lidar com a gravidade que faz com que ele(a) sinta sobre si seu próprio peso... mas ainda há um porto seguro: A mamãe!
Então ponha-se no lugar dele(a) se você estivesse em um lugar novo, totalmente o oposto de tudo o que você conhece; gostaria de estar com alguém com tivesse intimidade? Creio que sim.
Seu filho também! então seja mais compreensível, não queira força-lo a aprender a ficar só, fomos criados para a comunhão, ensine com amor.
Gradativamente:
- Permaneça calma(o), para transmitir segurança!
- Supra as necessidades do bebê antes que ele precise te pedir, mantenha-o limpo, seco, confortável e alimente seu bebê, assim que ele(a) der sinais de que estar com fome.
- Nunca o deixe chorar a ponto de ficar nervoso(a). Atenda-o. Deixar o bebê chorar vai ensina-lo que é através do choro que ele(a) consegue sua atenção.
- Ao colocar o baby onde você quer que ele fique brinque um pouco com ele, faça- o se sentir bem, se ele(a) chorar, acalme.
- Não deixe o bebê permanecer tempo demais a onde você o deixou, ele não pode se sentir abandonado, tem que ser agradável e não um castigo.
E lembre todos precisamos nos comunicar e o modo dos nossos pequenos fazer isso é através do choro, então ouça e compreenda. Este artigo tem como pretensão te ajudar a lidar com o choro e não a bani-lo.
No próximo artigo falarei sobre causas patológicas do choro.
Este artigo foi útil? Comartilhe!
Big beijo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário